Conexões Ferro Maleável

Conexões de Ferro Maleável

Introdução:
As conexões podem ser BSP (150#) e NPT (150#/300#), aplicadas para a condução de água, óleo, gás, vapor dentre outras aplicações hidráulicas.

Características:
Produzidas em ferro maleável galvanizadas a fogo (zincagem por imersão a quente) ou pretas.
BSP 150# Baixa Pressão
NPT 150# Média Pressão
NPT 300# Alta Pressão

Temperatura:
BSP 150#
NPT 150# até 300# em temperatura ambiente
NPT 300# até 2000# em temperatura ambiente

Normas de Fabricação
As conexões TUPY BSP são produzidas em conformidade com as especificações das normas ABNT NBR 6943, ISO 49 e EN 10242 e especificações TUPY.

Lembramos que, dependendo da figura, alguns diâmetros podem constar de uma norma e não de outra.

Material

As conexões TUPY BSP são produzidas em ferro maleável preto, em conformidade com as normas ABNT NBR 6590, ISO 5922 e EN 1542.

Rosca

As roscas de vedação das conexões TUPY BSP são produzidas em conformidade com as especificações das normas NBR NM ISO 7-1 e as roscas de acoplamento, conforme ABNT NBR 8133 e ISO 228. Outros tipos de roscas podem ser produzidas sob encomenda.

Inspeção

As conexões TUPY BSP são inspecionadas de modo a garantir as especificações das normas ABNT NBR 6943, ISO 49 e EN 10242.

Proteção Superficial

As conexões TUPY BSP são produzidas com acabamento preto (óleo não tóxico) ou galvanizado a fogo (zincagem por imersão a quente), conforme ABNT NBR 6323, ISO 49 e EN 10242. Outros revestimentos especiais (pinturas Epoxi, cataforética, híbrida, dupla galvanização, etc.) podem ser fornecidos sob consulta.

Acabamento PRETO

As conexões TUPY BSP com acabamento preto, geralmente, são utilizadas em redes de óleo diesel, álcool, oxigênio, gás, água quente e naquelas aplicaçoes onde o fluido conduzido não compromete a vida útil da tubulação, necessitando de pouca proteção interna contra a oxidação. Para as tubulações com acabamento preto, recomenda-se proteger externamente toda a tubulação contra a ação do meio (acidez do solo, argamassa, corrosão eletroquímica etc)

Acabamento GALVANIZADO

As conexões TUPY BSP com acabamento galvanizado, além das aplicações citadas para as de acabamento preto, também são utilizadas em redes de água potável, ar comprimido, gasolina, refrigeração, água industrial, em rede de prevenção e combate a incêndio com sprinklers ou com hidrantes e naquelas aplicações onde o fluido conduzido implica na necessidade de proteção interna contra oxidação.

Tabela de Pressão

Pressões de Serviço na Condução de Fluidos
(Conforme ABNT NBR 6943, ISO 49 e EN 10242)

Aplicações

As conexões TUPY BSP são aplicadas para a condução de água, gás, vapor, óleo e outras aplicações hidráulicas em geral.

NPT Média Pressão

Normas de Fabricação

As conexões TUPY NPT-Média Pressão são produzidas em conformidade com as especificações da norma ABNT NBR 6925 e ASME B 16.3, exceto as Buchas de Redução e os Bujões que obedecem a norma ASME B 16.14 e uniões ASME B 16.39.
Lembramos que, dependendo da figura, alguns diâmetros podem constar de uma norma e não de outra.

Material

As conexões TUPY NPT-Média Pressão são produzidas em conformidade com as normas ABNT NBR 6590 e ASTM A-197M em ferro maleável preto.

Rosca

As roscas de vedação das conexões TUPY NPT-Média Pressão são produzidas em conformidade com as especificações das normas ABNT NBR 12912 e ANSI B 1.20.1. (rosca interna e externa cônica). Outros tipos produzidos sob consulta.

Inspeção

As conexões TUPY NPT-Média Pressão são inspecionadas de modo a garantir as especificações das normas ABNT NBR 6925, ASME B 16.3, ASME B 16.14 e ASME B 16.39.

NPT Alta Pressão

Normas de Fabricação

As conexões TUPY NPT-Alta Pressão são fabricadas em conformidade com as especificações das normas ABNT NBR 6925 e ASME B 16.3, exceto as uniões que estão em conformidade com as especificações ASME B 16.39. Lembramos que, dependendo da figura, alguns diâmetros podem constar de uma norma e não de outra.

Material

As conexões TUPY NPT-Alta Pressão são produzidas em conformidade com as normas ABNT NBR 6590 e ASTM A 197 em ferro maleável preto.

Rosca

As roscas de vedação das conexões TUPY NPT-Alta Pressão são produzidas em conformidade com as especificações das normas ABNT NBR 12912 e ANSI B 1.20.1. (rosca interna e externa cônica). Outros tipos produzidos sob consulta.

Inspeção

As conexões TUPY NPT-Alta Pressão são inspecionadas de modo a garantir as especificações das normas ABNT NBR 6925, ASME B 16.3 e ASME B 16.39.

Acabamento PRETO

As conexões TUPY NPT-Alta Pressão com acabamento preto, geralmente, são utilizadas em redes de óleo, graxa, GLP, gases (nitrogênio, oxigênio e outros), vapor, óleo diesel, água quente e naquelas aplicações onde o fluido conduzido não compromete a vida útil da tubulação, necessitando de pouca proteção interna contra oxidação.

Acabamento GALVANIZADO

As conexões TUPY NPT-Média Pressão com acabamento galvanizado, além das aplicações citadas para as de acabamento preto, também são utilizadas em redes de água fria, refrigeração, água industrial, sprinklers, ar comprimido, gasolina, álcool, óleo diesel e naquelas aplicações onde o fluido conduzido implica na necessidade de proteção interna contra oxidação.

Aplicações

As conexões TUPY NPT-Alta Pressão são aplicadas para a condução de líquidos, gases e vapores.

Tupypres

Descrição

Conexão mecânica por compressão, de ferro fundido maleável, com revestimento galvanizado a fogo e eletrolítico.